terça-feira, 22 de junho de 2010

NOTÍCIAS URGENTES

Enchentes em Palmares
Pessoal!
Rosângela recebeu uma ligação de Vanderson, nosso companheiro de sala.
O mesmo perdeu tudo com a enchente: casa e estúdio.
Ele está nada casa de parentes.
Quem quiser ajudar ou pelo menos ligar para dar uma força,
seguem os telefones dele:
94468451 / 87848688.

Aproveito para reforçar que em Caruaru há vários postos de arrecadação para as vítimas das enchentes: TV Asa Branca, Lions, Central.
Segundo o posto montado em frente ao Central, a necessidade por água é muito grande
além claro de alimentos imediatos (que não precisam de preparo para consumo).

Divulguem. Ajudem.




--------------------------------------------------------------------------------------




Sobre Resultados (PROVAS)
A professora Helen (português)
pediu para avisar a turma a turma que irá entregar as provas
no dia 30.06.
Os resultados, até ESTA sexta estarão no portal!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

domingo, 20 de junho de 2010

HISTÓRIA DA IMPRENSA PERNAMBUCANA EMISSORA DE TV: TVI

Cerca de quatro milhões de telespectadores de 130 municípios de Gravatá a Petrolina passaram a receber, desde o dia 1º de maio de 2004, a programação nacional do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). A ação é uma parceria da TV Jornal (afiliada da emissora paulista) com a TVI de Caruaru, que visava ampliar o alcance da programação local da emissora pernambucana para todo o estado, que chegou a cobrir a RMR, Zona da Mata Sul e Norte. O objetivo maior dessa parceria entre TV Jornal e TVI era, além de cobrir todos os municípios de Pernambuco, atuar conjuntamente para produzir uma programação regional forte com a presença constante das suas equipes nas principais cidades do interior.
Inicialmente, a TVI começou operando em caráter experimental exibindo a programação do SBT e inserindo no espaço local a programação da TV Jornal. Em junho desse mesmo ano, a emissora fez a sua primeira transmissão ao vivo, do São João de Caruaru, diretamente do Pátio de Eventos. Algo inédito na tv local.
Entretanto, a grade de programação da emissora era composta pelos principais programas da rede nacional, programas regionais produzidos pela TV Jornal - incluindo telejornais - e programação local com programas e telejornais próprios, produzidos diretamente pela equipe da TVI. Alguns exemplos desses programas foram: Jerimum, O Povo na TV, Positivo entre outros. A TVI tinha uma programação local integrada com os programas da TV Jornal, levando informações da capital para o interior e vice-versa. Assim, mais telespectadores assistiam aos programas locais da emissora e os anunciantes podiam se beneficiar com um potencial maior de consumo.
A estrutura foi desenvolvida considerando-se as facilidades que os novos equipamentos oferecem, com a informática sendo amplamente utilizada. Isto porque o maior objetivo era montar uma programação local totalmente vinculada com a região, mostrando a cultura pernambucana do interior. E, através da parceria com a TV Jornal, a TVI exibia um jornalismo dinâmico integrado ao estado com a produção de notícias da capital para o interior e vice-versa.
TVI para TV Jornal

O Sistema Jornal do Comercio de Comunicação (SJCC) assumiu a TVI de Caruaru em março de 2006. Com isso, o Sistema JC ficou mais forte e passou a cobrir, a partir daí, via TV, todo o Estado de Pernambuco. A TVI estava presente em 127 municípios do interior, onde era transmitida pelo canal quatro, e chegava a mais de 872 mil domicílios.
A linha editorial da empresa foi mantida, valorizando a cultura da região e a mão de obra local. Acreditando na potencialidade da região e no talento dos caruaruenses.
Somando esses números da TVI aos da TV Jornal – que chega em mais de 1,2 milhão de domicílios – o Sistema Jornal do Comercio de Comunicação, que faz parte do Grupo JCPM, vai estar presente em pelo menos dois milhões de lares. As duas TVs são afiliadas ao SBT.
O Sistema Jornal do Comercio de Comunicação passou a atingir espectadores da TVI e da TV Jornal. Esta última está presente em 58 cidades e atinge 1.267.662 domicílios. Grande parte dos telespectadores da TV Jornal também está concentrada na zona urbana (são 1.145.662 lares no perímetro urbano e 121.783 na zona rural). Esses domicílios abrigam uma população que supera 4,8 milhões de pessoas. Do total, 4.281.436 estão na zona urbana e 537.201 na rural.

Por: Sandra Paula Bezerra Silva

sábado, 19 de junho de 2010

A História da TV JORNAL

Recife, 18 de junho de 1960. O empresário Francisco Pessoa de Queiroz chega ao auditório da TV Jornal do Commercio, para realização de mais um sonho: inaugurar a emissora de televisão mais moderna do Brasil.
"Quando a TV Jornal foi inaugurada, todos estavam encantados com nossa infra-estrutura, inclusive os profissionais que vieram de São Paulo, como o cameraman Osvaldo Seco, que resolveu ficar aqui de vez", lembra Luiz Geraldo, o primeiro rosto a aparecer na programação do Canal 2 e um dos personagens que fizeram história na emissora.
Os sulistas eram a única referência nacional em tevê e, de repente, ganharam fortes concorrentes no Recife. Seiscentas pessoas mantinham uma programação que ia do teleteatro e novelas aos programas de auditório. Tudo ao vivo.
Além de encarar a encenação em tempo real, com o texto na ponta da língua, os atores ainda protagonizavam muitas das propagandas exibidas na TV Jornal. Como tudo acontecia na hora, pequenas gafes eram inevitáveis. Vez ou outra, os artistas esqueciam slogan, confundiam nome do produto, entravam em cena com o material errado... Atropelos comuns a todos os veículos de comunicação que trabalham ao vivo, mas corrigidos com o tempo e a experiência.

Dos tempos de F. Pessoa de Queiroz à administração de João Carlos Paes Mendonça, muita coisa mudou. Foram tempos de altos e baixos que se estabilizaram quando o então presidente do Grupo Bompreço assumiu o sistema de comunicação.
A TV Jornal, apontada por agentes publicitários como a 'mais pernambucana de todas', é hoje vice-líder de audiência em Pernambuco. Mas a meta da nova diretoria da emissora do Canal dois é recuperar a liderança dos tempos áureos de sua inauguração. A renovação do parque tecnológico, a competência da equipe de profissionais e uma programação que é a cara do povo pernambucano são as principais armas para alcançar esse objetivo.
No cenário caruaruense a TV Jornal, destaca-se por ter dado um espaço à mão de obra e aos programas locais. Mostrando que acredita na força do interior.

75 ANOS DE HISTóRIA

A história do Jornal VANGUARDA começa quando José Carlos Florêncio, então com 20 anos, decide fundar um jornal independente. O nome foi inspirado num periódico carioca e o acervo material e anúncios foram adquiridos de "O Pororoca", um jornal irreverente e humorístico de propriedade de José Férrer. Os primeiros contratados foram os amigos Edson Limeira Rosal para a gerência e Severino Pereira para a subgerência. Os três saíram em busca de assinaturas, custando 800 réis por mês, e anúncios, a 5 mil réis mensais.
Dessa forma circulava, no dia primeiro de maio de 1932, o primeiro número. A sede ficava na Rua Vigário Freire, nº 174. O jornal tinha quatro páginas e uma tiragem de mil exemplares. Naquela ocasião, VANGUARDA começou a circular em 12 municípios do Agreste pernambucano, entre eles Caruaru, Agrestina, Bezerros, Bonito, Garanhuns, Arcoverde e Recife.
Quando o coronel Leocádio Porto resolveu vender as oficinas onde era impresso o VANGUARDA, José Carlos foi procurar outro chefe político, o coronel João Guilherme, que lhe alugou as oficinas do "Jornal de Caruaru", que já não circulava mais. Assim, VANGUARDA não parou. Tempos depois, o coronel João Guilherme vendeu as máquinas a José Carlos Florêncio. A partir de então, o Jornal possuía oficinas próprias.
Começava a se desenvolver o jornalismo em Caruaru e a empresa exigia novos investimentos. José Carlos adquiriu, então, a tipografia "A Primavera". Em meio aos equipamentos, o destaque era um prelo "Jesus", que imprimia duas páginas de uma só vez, um avanço para a época. Em 1934, apareceu em Caruaru "A Defesa", um jornal católico que era impresso nas oficinas do VANGUARDA.
O segundo dono, Gilvan José da Silva, chegou ao VANGUARDA em 1940. Nessa época, a sede ficava na Rua 15 de Novembro, nº 111. "Entrei como varredor. Fui aprendendo, e passei a ser impressor e depois tipógrafo", conta Gilvan, que tem hoje 73 anos.
Quando José Carlos Florêncio morreu, em 1964, o Jornal estava arrendado a Gilvan Silva e continuou nesta condição até 1968, quando o ex-tipógrafo comprou o Semanário.
Para modernizar o Jornal, ele comprou a primeira linotipo de Caruaru. Era uma máquina moderna para a época. Em 1977, Gilvan resolveu fazer uma aposta arriscada: tornar o VANGUARDA diário. Segundo ele, foi "uma luta terrível". Para pôr o diário na rua, ele comprou máquinas modernas em Brasília, mas teve muitas dificuldades para pagar as dívidas e, depois de 11 meses circulando diariamente, voltou a ser semanal.
Ele foi proprietário do VANGUARDA o dia 15 de novembro de 1985, quando o vendeu ao grupo Lyra". Naquela época, o VANGUARDA ficava na Rua 7 de Setembro, nº 62. Uma das primeiras medidas da direção foi adquirir novas máquinas, modernizando o Semanário.
O Jornal era feito em linotipo e passou a ser feito em composer. Logo depois, foi informatizado. Também foram contratados jornalistas profissionais. O primeiro deles foi Roberto Numeriano.
Atualmente, VANGUARDA tem como diretora Mércia Teixeira Lyra e vem se modernizando a cada dia em sua administração.

texto retirado do http://www.jornalvanguarda.inf.br/institucional.php?id=4

Por:ALLISON

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação é um conglomerado de empresas de comunicação brasileiro com sede em Pernambuco.

Jornal
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação teve início em 1919 com a criação do Jornal do Commercio pelo jornalista, empresário e político paraibano F. Pessoa de Queiroz.
O Diário da Noite foi outro periódico da empresa, de circulação vespertina, tendo, porém, vida curta.
Rádio
Em 1948, F. Pessoa inaugurou a Rádio Jornal do Commercio, cujo slogan era: Pernambuco falando para o mundo, ancorado em seus transmissores com potência de 100 kw.
Em 1951 a interiorização do rádio teve início, com a Rádio Difusora de Caruaru, seguida das rádios difusoras de Pesqueira, Garanhuns e Limoeiro
Televisão
A TV Jornal do Commercio, em 1960, foi a primeira emissora de televisão de Pernambuco.
Crise
Em 1970 o Sistema Jornal do Commercio entrou em crise financeira, com reflexos nos três setores: jornal, rádio e televisão. A crise deveu-se ao afastamento de seu fundador, que foi assumir o mandato de Senador por Pernambuco, e a má gerência então exercida pelo seu filho, Paulo Pessoa de Queiroz.
Em 1974 a Justiça Federal decretou a intervenção no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
A crise financeira foi responsável pelo fechamento das emissoras de rádio existentes no Interior de Pernambuco e do Diário da Noite, o primeiro a sofrer.
Mudança de controle acionário
A sucessão de crises administrativas e financeiras do grupo levou a uma grande greve em 1987, que resultou na mudança de controle acionário. O SJCC foi adquirido pelo empresário João Carlos Paes Mendonça, então proprietário da rede de supermercados Bompreço, iniciando a formação do Grupo JCPM, com a aquisição de ações e a administração de shopping centers no Brasil.
Recuperação
A mudança de controle acionário e de administração levou o Sistema a uma recuperação. Atualmente, o Jornal do Commercio vem mantendo uma liderança há vários anos no setor de jornais impressos. A TV Jornal é afiliada ao SBT. A Rádio JC FM (90,3), que outrora tinha uma programação popular, agora integra a rede CBN.
A tv jornal Possui muitos programas próprios e já chegou a ser captada em João Pessoa, Paraíba, e agora está pegando também em Fernando de Noronha.
• TV Jornal Manhã
• Sabor da Gente
• Papeiro da Cinderela
• TV Jornal Meio-Dia
• Bronca Pesada
• Muito mais
• TV Jornal Notícias
• Play-Rec
• Rumo ao Futuro
• Conversa na Madrugada

A TV Jornal Caruaru é uma emissora de televisão brasileira com sede em Caruaru, PE. Pertence ao Grupo JCPM e transmite para sua região de cobertura a programação do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), além de gerar programas locais e retransmitir programas estaduais produzidos pela TV Jornal Recife. Opera no canal 4 VHF.
A TV Jornal Caruaru dá prosseguimento ao sucesso de audiência da TV Jornal no Recife. De acordo com a última pesquisa do Ibope, a emissora teve uma média de 35,8 pontos de audiência de segunda a sexta-feira.

PúBLICO – O perfil do público que assiste à TV Jornal Caruaru é também bastante qualificado, o que comprova a boa qualidade da programação da emissora, 47,7% dos telespectadores pertencem às classes A, B e C e 48,4% têm 25 anos de idade ou mais. Um dado curioso é que a maioria dos telespectadores da emissora são do sexo feminino: 61,4% de mulheres, contra 38,6% de homens.

A audiência é surpreende isso se deve grande receptividade que tem a programação da TV Jornal Caruaru junto à população do Agreste e do Sertão, particularmente a de Caruaru. Isso é conseqüência da ênfase que a programação local da emissora tem dado no sentido de mostrar os valores culturais da região e em defender os interesses da população junto aos administradores públicos.

Por: ALANA AFLORDITE

sexta-feira, 18 de junho de 2010

SÃO REFLEXÕES DO CARNEIRINHO.


Historicamente os festejos de São João, homenageiam João Batista (São João) que nasceu em 24 de junho e também chamado de João, o Batizador (AO 1945: Baptizador) (Judéia, 2 a.C. - 30 d.C.) foi um pregador judeu, do início do século I, citado por inúmeros historiadores, entre os quais estão Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia.
A festa de são João traz em seu significado religioso, a representação da Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos.
Já os festejos seculares do São João e da época junina (assim batizada por sua comemoração ocorrerer no mês de junho) transforma a rotina do nordeste brasileiro.

Com celebrações, fogos, danças típicas, comidas típicas e alguns outros costumes que variam de acordo com o Estado.
No Rio Grande do norte por exemplo, são as danças da cultura popular do Estado como a macambira, o boi e outros costumes locais que dão cor a festa.

Já no Estado da Paraíba e de Pernambuco os festejos são bem parecidos, e por isso, a rivalidade se alimentou a tal ponto de duas cidades do interior de cada Estado (Caruaru-PE e Campina Grande na Paraíba) disputarem o título de maior São João do mundo, cada uma com argumentos diferentes. Em termos quantitativos o São João de Caruaru é bem mais numeroso. Com tal fato, Campina Grande não usa mais o adjetivo de “maior” e hoje em dia diz apenas o “melhor” São João do Mundo.

Com esta rivalidade, os beneficiados são os habitantes e os amantes dos festejos, que todos os anos esperam a divulgação das programações de cada uma das cidades(como a mesma expectativa de um carioca na apuração dos vencedores das escolas de samba do Rio de Janeiro), e só depois do anuncio oficial os turistas decidem qual será o destino no mês de junho.
Porém de forma ainda tímida, a cidade de Gravatá tem entrado no circuito e tenta atrair os turistas que vem da capital pernambucana para o interior do Estado (Caruaru) tentando convencer os mesmo, a diminuírem o percurso da viagem e comemorar os festejos do carneirinho por lá mesmo.

Não são apenas as comidas, as quadrilhas, o forró e os conhecidos e tradicionais costumes que sustentam a festa, algumas polêmicas que atrai a atenção.
Questões culturais tem sido tema de debates entre a sociedade e se tornaram assuntos na boca do povo nos meses que antecedem junho.

Muitos estão insatisfeitos com a forma midíatica que o festejo vem sendo tratado, alegam que as tradições estão ficando esquecidas na memória dos que viveram as comemorações do passado.
Por outro lado, outros em sua maioria jovens, acham que a evolução é necessária para que a festa se torne atrativa. E ainda existe outro aspecto não menos importante, o comércio, que vive de números e faturamentos. Para este ultimo, não interessa muito os valores culturais, já que o importante nesse caso são os valores de lucros que a festa traz.
Tal impasse, faz com que o festejo Junino (secular), traga não apenas polêmicas, tradições ou lucros, mas, nos convida a pensarmos na medida de cada coisa, em até onde os costumes precisam ser preservados ou se devemos renegar a renovação.

Fazendo um “link” no valor da festa em seu sentido religioso, creio que retornaremos ao seu significado alfa, o de que o São João representa a Sabedoria (que precisamos buscar) e a capacidade de aprender com algo a partir de nós mesmos.
O que significa, não ignorar o passado e não fecharmos os olhos para o futuro.
Para encerrar, independente de qual seja o seu consentimento do que é uma festa cultual ou apenas midíatica, relembro uma canção importantíssima, cantada pelo reio do baião Luiz Gonzaga.
“Olha pro céu meu amor, veja como ele está lindo, olha aquele balão multicor que lá no seu vai sumindo”.
A ultima frase devemos apenas recordar, mesmo porque soltar balão hoje em dia é crime.





Por: Tony Maciel

Do Amiguinho...


Começando com O Amiguinho, José Carlos Florêncio, com então sete anos deu inicio ao que viria a se tornar um de seus maiores amores: O jornalismo.

Fundador do Jornal Vanguarda, jornal com maior periodo de tempo em funcionamento de Caruaru, com 78 anos e aparentemente ainda jovem, pronto para todos os acontecimentos que iram assolar o solo da capital do agreste, rendendo muitas noticias e informação para a população do interior de Pernambuco.

Mesmo ja tendo em seu historico O Amiguinho, com o qual contou com a ajuda de seus então colegas José Florêncio Neto e Alvaro Lins, depois de crescido, aos vinte anos de idade resolve fundar um jornal independente, tirando sua nomeclatura de um periodico carioca, nasce então o Vanguarda.

"Mas o Vanguarda foi mais que um sonho, que um ideal, que um jornal. Foi uma luta árdua, cheia de sacrificios, de lagrimas e de suores. Inumeras foram suas crises." Nas palavras de seu criador apenas quatro anos após sua fundação, José Carlos afirma em seu texto "Meu Sonho de Menino..." que ja passou por inumeras crises, mas afirma que valeu a pena, realizou seu sonho de mulque, de sua criancice, adimitindo que muitas outras crisis viriam a lhe importunar, mas que não derrubaria, e não derrubou, 74 anos se passaram desde então, deixando o jornal cada vez mais forte e mais respeitado, mais isso é outra historia, outro post, outra vinda a este blog que vos fala.

Por Allison Lucas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A contribuição da Rádio Jornal ao ritmo de Caruaru.

Do Agreste, o forró ganhou destaque internacional. Caruaru, berço maior do ritmo, pouco sabe, mas deve grande parte do título de Capital do Forró à então Rádio Difusora, hoje Rádio Jornal de Caruaru. A emissora participou ativamente do processo de solidificação da cultura, difundindo o ritmo quase que exaustivamente em sua programação.

Desafios promovidos pelos comunicadores hoje mixaram-se à própria tradição da cidade. Um exemplo disso foi o concurso para construir a maior fogueira de São João. O ritmo também consolidou-se com o sucesso do programa São João Sem Limite - Zabumba e Forró.

Mas a história da Rádio Jornal de Caruaru vai muito além do forró. A emissora participou ativamente da vida do Agreste desde sua fundação, em 1951. Instalada em um moderno prédio, seu auditório recebeu grandes nomes e viveu momentos ímpares. O compositor Peninha esteve nos estúdios da Difusora e, improvisadamente, fez um show com seis músicas, na voz e violão. Nélson Gonçalves, Altemar Dutra, Luiz Américo, Agnaldo Timóteo e Chico Anísio são alguns dos nomes que movimentaram a cidade, a convite da Difusora.

FÉ - Além de programas no auditório, grandes eventos também eram promovidos na cidade com apoio da emissora. No aniversário de 25 anos da Difusora, cerca de 20 mil pessoas reuniram-se para uma grande missa comemorativa com Frei Damião.

Hoje a Rádio Jornal Caruaru, pioneira na cidade, ocupa um lugar de destaque no Agreste e faz parte da história viva da Região. Notícias, esportes, prestação de serviço e entretenimento com credibilidade fazem da emissora um referencial.
complemento da ràdio jornal
APRESENTADORES
Edeilson Lins
Givanildo Silveira



NARRADOR ESPORTIVO
Iran Carvalho

REPÓRTERES
Givanildo Silveira
Combé Júnior

OPERADOR DE ÁUDIO
Erivaldo Heleno
Sandro Rodrigues
Carlos Roberto


ENCARREGADO DE PROGRAMAÇÃO
Combé Júnior

OPERADORES
Carlos Roberto
Valdemar Bezerra
Sandro Rodrigues

DIRETOR TÉCNICO
Geovane Martins

GERENTE GERAL DO INTERIOR
Anderson Marques

GERENTE ADMINISTRATIVO
Antônio Peixoto

ADMINISTRATIVO
Cybele Franco

SUPERVISORA COMERCIAL
Michella Rock

DEPARTAMENTO PESSOAL
Stephanie Labanca

OPEC
Vanessa Gama

TRANSPORTE
José Fasuto

JC AGRESTE
Myllena Valença
Bira Nunes


por: Thaysa Milenn Sobral de Oliveira Ribeiro

Jornalista - Souza Pepeu




Prestes a completar 70 anos, Souza Pepeu, ainda pequeno descobriu o amor pelo jornalismo. Jovem, começou a trabalhar como radialista e tempo depois se formou em Direito na ASCES. Uma vez que na época era permitido que uma pessoa que fosse graduada em uma área atuasse em outra, Souza continuou cada dia mais atuante no meio jornalistico.

Empenhado, fundou a Rádio Cultura do Nordeste. Em entrevista, foi perguntado porque escolheu o jornalismo como profissão? Em resposta disse: “quando criança, imitava o meu tio Celso Rodrigues que era jornalista”. Nos seus quase 70 anos, 33 foram dedicados ao Sistema Jornal do Commercio, ainda trabalhou no Diario de Pernambuco, na tv Globo, tv Tropical, na Circunsal do Nordeste e atualmente tem uma revista chamada, Caruaru Hoje.

Em uma história interessante do passado, Souza contou que em 1967, denunciou um surto de poliomielite que atingiu mais de cem pessoas, entre crianças e adolecentes. Graças a essa denúncia o governo agiu e controlou o problema, Souza disse que a maior satisfação foi ver que depois da denúncia o governo agiu.

Comunista declarado, Severino de Souza Pepeu nos contou ainda que a maior recompensa profissional veio quando ele publicou em 1970, denúncias de tortura, em seguida foi processado, quando julgado foi absorvido pelo juiz Aluiz Tenório de Brito. Fizemos a seguente indagação: Em algum momento a sua orientação política atrapalhou profissionalmente? “De forma alguma. Eu sempre consegui deixar subentendido aos leitores o que não dava para escrever explicitamente.”



Atualmente a Caruaru Hoje tem um quadro de funcionários bem eclético. Souza Pepeu conta com a colaboração de sua filha, uma jovem jornalista formada na Universidade Federal de Pernambuco, em contraste com a juventude, trabalham além de Souza com quase 70 anos e sua filha, um senhor com 80 e outro com 93 anos de idade. Experiência e ousadia trabalhando em prol de Caruaru.
João de Arruda, 93 anos, nascido em Itauna nos confessou que descobriu o computador aos 85 anos de idade, belo exemplo aos que se sentem incapazes. Ao ouvir a frase, Souza Pepeu sorriu e se disse “analfabeto digital”. “Ainda bem que posso contar com a juventude, tenho a sorte de poder contar com uma pessoa exclusiva para digitar o que escrevo, além das outras coisas que são necessárias serem feitas num computador.”




Souza conquistou um prêmio importantíssimo ao fazer uma reportagem em São José do Egito sobre um frentista que foi baleado no trabalho, e ao chegar no hospital foi dado como morto... Até ai podemos considerar a história comum, porém quando a lemos na íntegra vemos o quanto significa . Por essa reportagem ganhou uma viagem à Europa.
Para finalizarmos perguntamos, que conselho ele poderia dar aos que estão começando agora? Sem arrodeios ele foi enfáticio, “que os jovens permaneçam em sua região.”

Por: Laurisvânia Marques e Djeinyelle Marques

Radio Couraço FM 104,9 - Cachoerinha - PE




O radialista Narciso Silva,em 1996 com muita determinação conseguiu a radio comunitaria a pioneira no interior,Couraço Fm,104,9.Fundada no intuito de informar e comunicar,sobre o que acontece,dentro e fora da localidade da cidade, e levar cultura diariamente,para toda a comunidade cachoeiriense.Sua programação durante a semana é feita para agradar todos os ouvintes,das 6:00 ás 11:45 horas.


A mais de 2 anos vem trabalhando para associações comunitárias,sindicato rural,escolas igrejas fazendo campanhas de multivacinações,agassalhos,estudantes,esportes.Com projeto vale pão e leite,projeto criança couraço.Dentre os vários eventos,o principal deles é a comemoração do aniversario da rádio,a Exporaço dois dias de festa,com apresentação de bandas,homenagem aos artesões,concurso da garota country,torneio de jogos.
Atualmente trabalha com 6 funcionarios,Calos Pedro,Adailton Souza,Carla Santos,Valdir Lima,Andressa Paula,José Cosmo.Cresce cada dia mais e mais,com o apoio da prefeitura e afiliados.

Fonte:www.tvcouraco.com.br
Radio Couraço FM 104,9.
"O amor da cidade."

Por:Samira Queiroz

A Rádio Talismã FM de Pesqueira.


Foi inaugurada no dia 27 de janeiro de 2005, abrange 44 cidades, 40 de Pernambuco e 4 da Paraíba.
A Talismã é uma empresa originaria de Salgueiro, sertão de Pernambuco e hoje está presente em outras cidades importantes do nosso estado. Tem um perfil inovador sempre somando em equipe a realização dos mais diversos projetos artísticos, musicais e sócio-culturais. Com interesse voltado para o crescimento intelectual, moral e social da cidade.
Fica na rua Historiador Luiz Wilson de Sá Ferraz, Pedra Redonda. A programação durante a semana é muito diversificada onde tem programas de forró, noticias e musicas em geral. Já no fim de semana a programação abrange mais o publico que curte MPB.
A equipe é formada pela Gerência: Jason Vasconcelos, Recepção: Ailma Galvão, Locutores: Carlos Vilaça, Elly Vasconcelos, Nildo Lucena e Tony Melo. Na parte do Marketing: Henrique Cordeiro, no financeiro: Verônica Vasconcelos e o auxiliar é Antonio Carlos.

Por: Nayara Rafaela Cardoso Maia Berenguer


Rádio Bezerros FM

A rádio Bezerros FM é fruto do trabalho de Givonaldo Vieira, o idealizador e fundador do projeto! Entrou no ar em 2004 e no ano de 2008 ela passou a operar na freqüência 107,7 MHz, é considerada um dos principais meios de comunicação do agreste pernambucano, sua versão online está disponível no site:www.bezerrosfm.com.br, desta forma existe uma maior abertura para a interatividade com os ouvintes.

Além de prestar serviços sociais, seu conteúdo é marcado por programas de entretenimento, investe em jornalismo focado tanto na área urbana quanto no meio rural e, ainda é a rádio que mais se destaca na região, por oferecer uma programação rica em Música Popular Brasileira e, ao mesmo tempo, levar sempre os mais novos lançamentos da música mundial para seus ouvintes.

Alguns profissionais que ajudaram no crescimento e credibilidade da Bezerros FM foram: Aninha Marques (Locutora profissional), Coroné Cornélio, Josias Teles, todos estes na locução. Também apoiou este projeto o deputado Clóvis Corrêa, amigo pessoal de Givonaldo, além do diretor de programação Joseilton (Gordinho).

COBERTURAS MAIS IMPORTANTES

Entre as várias coberturas jornalísticas da rádio, se destacam o Carnaval de Bezerros,- o mais famoso do agreste pernambucano - também o Pangu Folia – mais uma idéia vitoriosa do ex-diretor Givonaldo Vieira – e também merece destaque a cobertura da eleição municipal, onde sua audiência é unãnime.

EQUIPE

A equipe da rádio é formada por 9 profissionais, 6 locutores: Ricardo Santana, Gilberto Andrade, Gilvan Junior, Glaucia Oliveira e Roberto Silva. Ana Vieira (presidente da rádio), Joseilton (gordinho), diretor de programação e a secretária Wiliana.

Givonaldo Vieira, o ex-dono da rádio, foi assassinado no dia 13 de Dezembro de 2009. Além da Bezerros FM, era dono do jornal Folha do Agreste e de uma banda chamada Caubóis do Nordeste, sua esposa Ana Vieira, ocupou em seu lugar a presidência da rádio.


Por: Marcelo Alexandre