segunda-feira, 14 de junho de 2010

História da Imprensa Pernambucana – Caruaru-PE: Sites, Blogs e Portais

Situada no Agreste pernambucano, Caruaru vive em um momento de intenso desenvolvimento, onde os aspectos sociais, econômicos e educacionais estão em plena pujança. No setor de comunicação a cidade comporta jornais impressos semanalmente, emissoras de TVs e Rádios onde a sociedade participa de forma atuante, reivindicando seus direitos e mantendo-se informada dos acontecimentos da cidade e Região.

Diversos Sites, Blogs e Portais também englobam o setor de comunicação na cidade. Rapidez e precisão são o que tornam esses veículos uma das primeiras fontes de informação da população. Abaixo, segue uma breve descrição destes:

Caruaru Notícias




http://www.caruarunoticias.com.br/
• Produzido pela Agência Net, é um Site atualizado diariamente. Colunistas, galeria de fotos, vídeos, previsão do tempo, enquetes e notícias, separados por canais, mostram os acontecimentos ocorridos em Caruaru, Região e no Brasil.

Caruaru Digital



http://www.caruarudigital.com.br/
• Também produzido pela Agência Net é um Site com conteúdo inovador. Revista 100% digital onde podemos “virar as páginas”, através do sistema Flip, e nos depararmos com conteúdos diversificados: saúde, meio-ambiente, política, esportes. Quinzenalmente suas edições estão à disposição da população gratuitamente.

Jornal de Caruaru



http://jornaldecaruaru.wordpress.com/
• Criado em 2009 com o nome Notícias de Caruaru passou a ser o Jornal de Caruaru pelo fato de já existir um endereço eletrônico com este nome. No Blog encontram-se notícias diárias da cidade, política (regional e nacional), moda, horóscopo, programação de TV, links para notícias do Congresso Nacional, Ministério Público e para alguns Sites de nível nacional.

Jornal de Pernambuco



http://portalcaruaru.com/

• Criado em 2009, o Portal é um espaço para expressar idéias e opiniões independentes. Qualquer cidadão pode fazer parte da equipe, composta também por estudantes de jornalismo e profissionais liberais.

TV Criativa



http://www.tvcriativa.com/

• É a TV na internet. Elaborada em prol das potencialidades de Caruaru e Região, com conteúdos regionais e nacionais, com transmissões ao vivo, atingindo cada vez mais um público maior. Jornalistas, publicitários e colaboradores em todo o Brasil fazem parte deste Site.

Caruaru 360°



http://www.caruaru360graus.com.br/v5/
• Notícias das festividades de Caruaru e Região encontram-se no Site. Vídeos e fotos das manifestações culturais, promoções, chat, notícias, links para Blogs parceiros e agenda cultural, são os conteúdos essenciais desta página eletrônica.

Bob Flash - Caruaru


http://www.bobflash.com.br/caruaru/
• Em algumas cidades nordestinas o Site faz a cobertura de suas festividades e da esfera social. Em Caruaru é requisito de status ter sua imagem fotografada e veiculada no endereço eletrônico.

Fonte Zero




http://www.fontezero.com.br/
• Criado por três estudantes de jornalismo, o Site traz notícias diretas de suas fontes, com objetividade e perspicácia. Contendo links para Blogs que se destacam na Região e com as notícias que são mais discutidas em sociedade.


Blog do Vanguarda




http://www.blogdovanguarda.com.br/index.php
• Traz um conteúdo restritamente político, onde o colunista expõe os acontecimentos desta esfera com o olhar editorial da empresa. Além do periódico semanal o Blog traz notícias diariamente, atualizado diversas vezes ao dia, vindo a complementar aos seus leitores com informações factuais.

Portal Rádios Liberdade


http://www.liberdade.com.br/

• Além do atender seu público nas rádios de sintonia AM/FM, também através da mídia eletrônica, onde seus visitantes podem ler e ouvir as notícias, escutar as rádios do Sistema Liberdade, deixar um recado para os locutores, informarem-se do clima, participar de enquetes e tem a disposição números telefônicos de interesse social.

Portal +AB


http://maisab.globo.com/
• No Portal contêm notícias exclusivamente de Caruaru e Região, segmentadas em: notícias; esportes; entretenimento; abflash e vídeos. Links para Blogs de parceiros e a coluna Especiais onde se encontram manifestações culturais e esportivas, de maneira aprofundada.

JC Interior


http://jc.uol.com.br/canal/jc-interior/index.php
• Portal dedicado as notícias do interior pernambucano, fazendo o Sistema Jornal do Comercio de Comunicação ser o mais completo, pois é composto de mídia impressa, rádio e TV, no interior do estado. Atualizado diariamente e em tempo real demonstra o profissionalismo do JC.

É perceptível o crescimento da cidade também pelos diversos endereços eletrônicos que encontramos na ‘grande rede’ de comunicação, internet, com informações de Caruaru. Pois demonstra a necessidade não só da sociedade da Região em se informar por esse veículo, mais por esse meio permitir um alcance universal a diversos públicos e regiões. Por isso é necessário uma atenção e cuidado do profissional em utilizar esta ferramenta para não passar notícias que venham a denegrir sua imagem e da cidade que só tem a ascender economicamente e com isso trazer desenvolvimento para sua população.



Por: Élder de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário