sábado, 19 de junho de 2010

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação é um conglomerado de empresas de comunicação brasileiro com sede em Pernambuco.

Jornal
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação teve início em 1919 com a criação do Jornal do Commercio pelo jornalista, empresário e político paraibano F. Pessoa de Queiroz.
O Diário da Noite foi outro periódico da empresa, de circulação vespertina, tendo, porém, vida curta.
Rádio
Em 1948, F. Pessoa inaugurou a Rádio Jornal do Commercio, cujo slogan era: Pernambuco falando para o mundo, ancorado em seus transmissores com potência de 100 kw.
Em 1951 a interiorização do rádio teve início, com a Rádio Difusora de Caruaru, seguida das rádios difusoras de Pesqueira, Garanhuns e Limoeiro
Televisão
A TV Jornal do Commercio, em 1960, foi a primeira emissora de televisão de Pernambuco.
Crise
Em 1970 o Sistema Jornal do Commercio entrou em crise financeira, com reflexos nos três setores: jornal, rádio e televisão. A crise deveu-se ao afastamento de seu fundador, que foi assumir o mandato de Senador por Pernambuco, e a má gerência então exercida pelo seu filho, Paulo Pessoa de Queiroz.
Em 1974 a Justiça Federal decretou a intervenção no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
A crise financeira foi responsável pelo fechamento das emissoras de rádio existentes no Interior de Pernambuco e do Diário da Noite, o primeiro a sofrer.
Mudança de controle acionário
A sucessão de crises administrativas e financeiras do grupo levou a uma grande greve em 1987, que resultou na mudança de controle acionário. O SJCC foi adquirido pelo empresário João Carlos Paes Mendonça, então proprietário da rede de supermercados Bompreço, iniciando a formação do Grupo JCPM, com a aquisição de ações e a administração de shopping centers no Brasil.
Recuperação
A mudança de controle acionário e de administração levou o Sistema a uma recuperação. Atualmente, o Jornal do Commercio vem mantendo uma liderança há vários anos no setor de jornais impressos. A TV Jornal é afiliada ao SBT. A Rádio JC FM (90,3), que outrora tinha uma programação popular, agora integra a rede CBN.
A tv jornal Possui muitos programas próprios e já chegou a ser captada em João Pessoa, Paraíba, e agora está pegando também em Fernando de Noronha.
• TV Jornal Manhã
• Sabor da Gente
• Papeiro da Cinderela
• TV Jornal Meio-Dia
• Bronca Pesada
• Muito mais
• TV Jornal Notícias
• Play-Rec
• Rumo ao Futuro
• Conversa na Madrugada

A TV Jornal Caruaru é uma emissora de televisão brasileira com sede em Caruaru, PE. Pertence ao Grupo JCPM e transmite para sua região de cobertura a programação do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), além de gerar programas locais e retransmitir programas estaduais produzidos pela TV Jornal Recife. Opera no canal 4 VHF.
A TV Jornal Caruaru dá prosseguimento ao sucesso de audiência da TV Jornal no Recife. De acordo com a última pesquisa do Ibope, a emissora teve uma média de 35,8 pontos de audiência de segunda a sexta-feira.

PúBLICO – O perfil do público que assiste à TV Jornal Caruaru é também bastante qualificado, o que comprova a boa qualidade da programação da emissora, 47,7% dos telespectadores pertencem às classes A, B e C e 48,4% têm 25 anos de idade ou mais. Um dado curioso é que a maioria dos telespectadores da emissora são do sexo feminino: 61,4% de mulheres, contra 38,6% de homens.

A audiência é surpreende isso se deve grande receptividade que tem a programação da TV Jornal Caruaru junto à população do Agreste e do Sertão, particularmente a de Caruaru. Isso é conseqüência da ênfase que a programação local da emissora tem dado no sentido de mostrar os valores culturais da região e em defender os interesses da população junto aos administradores públicos.

Por: ALANA AFLORDITE

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