quarta-feira, 16 de junho de 2010

Jornalista - Souza Pepeu




Prestes a completar 70 anos, Souza Pepeu, ainda pequeno descobriu o amor pelo jornalismo. Jovem, começou a trabalhar como radialista e tempo depois se formou em Direito na ASCES. Uma vez que na época era permitido que uma pessoa que fosse graduada em uma área atuasse em outra, Souza continuou cada dia mais atuante no meio jornalistico.

Empenhado, fundou a Rádio Cultura do Nordeste. Em entrevista, foi perguntado porque escolheu o jornalismo como profissão? Em resposta disse: “quando criança, imitava o meu tio Celso Rodrigues que era jornalista”. Nos seus quase 70 anos, 33 foram dedicados ao Sistema Jornal do Commercio, ainda trabalhou no Diario de Pernambuco, na tv Globo, tv Tropical, na Circunsal do Nordeste e atualmente tem uma revista chamada, Caruaru Hoje.

Em uma história interessante do passado, Souza contou que em 1967, denunciou um surto de poliomielite que atingiu mais de cem pessoas, entre crianças e adolecentes. Graças a essa denúncia o governo agiu e controlou o problema, Souza disse que a maior satisfação foi ver que depois da denúncia o governo agiu.

Comunista declarado, Severino de Souza Pepeu nos contou ainda que a maior recompensa profissional veio quando ele publicou em 1970, denúncias de tortura, em seguida foi processado, quando julgado foi absorvido pelo juiz Aluiz Tenório de Brito. Fizemos a seguente indagação: Em algum momento a sua orientação política atrapalhou profissionalmente? “De forma alguma. Eu sempre consegui deixar subentendido aos leitores o que não dava para escrever explicitamente.”



Atualmente a Caruaru Hoje tem um quadro de funcionários bem eclético. Souza Pepeu conta com a colaboração de sua filha, uma jovem jornalista formada na Universidade Federal de Pernambuco, em contraste com a juventude, trabalham além de Souza com quase 70 anos e sua filha, um senhor com 80 e outro com 93 anos de idade. Experiência e ousadia trabalhando em prol de Caruaru.
João de Arruda, 93 anos, nascido em Itauna nos confessou que descobriu o computador aos 85 anos de idade, belo exemplo aos que se sentem incapazes. Ao ouvir a frase, Souza Pepeu sorriu e se disse “analfabeto digital”. “Ainda bem que posso contar com a juventude, tenho a sorte de poder contar com uma pessoa exclusiva para digitar o que escrevo, além das outras coisas que são necessárias serem feitas num computador.”




Souza conquistou um prêmio importantíssimo ao fazer uma reportagem em São José do Egito sobre um frentista que foi baleado no trabalho, e ao chegar no hospital foi dado como morto... Até ai podemos considerar a história comum, porém quando a lemos na íntegra vemos o quanto significa . Por essa reportagem ganhou uma viagem à Europa.
Para finalizarmos perguntamos, que conselho ele poderia dar aos que estão começando agora? Sem arrodeios ele foi enfáticio, “que os jovens permaneçam em sua região.”

Por: Laurisvânia Marques e Djeinyelle Marques

Um comentário: