domingo, 20 de junho de 2010

HISTÓRIA DA IMPRENSA PERNAMBUCANA EMISSORA DE TV: TVI

Cerca de quatro milhões de telespectadores de 130 municípios de Gravatá a Petrolina passaram a receber, desde o dia 1º de maio de 2004, a programação nacional do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). A ação é uma parceria da TV Jornal (afiliada da emissora paulista) com a TVI de Caruaru, que visava ampliar o alcance da programação local da emissora pernambucana para todo o estado, que chegou a cobrir a RMR, Zona da Mata Sul e Norte. O objetivo maior dessa parceria entre TV Jornal e TVI era, além de cobrir todos os municípios de Pernambuco, atuar conjuntamente para produzir uma programação regional forte com a presença constante das suas equipes nas principais cidades do interior.
Inicialmente, a TVI começou operando em caráter experimental exibindo a programação do SBT e inserindo no espaço local a programação da TV Jornal. Em junho desse mesmo ano, a emissora fez a sua primeira transmissão ao vivo, do São João de Caruaru, diretamente do Pátio de Eventos. Algo inédito na tv local.
Entretanto, a grade de programação da emissora era composta pelos principais programas da rede nacional, programas regionais produzidos pela TV Jornal - incluindo telejornais - e programação local com programas e telejornais próprios, produzidos diretamente pela equipe da TVI. Alguns exemplos desses programas foram: Jerimum, O Povo na TV, Positivo entre outros. A TVI tinha uma programação local integrada com os programas da TV Jornal, levando informações da capital para o interior e vice-versa. Assim, mais telespectadores assistiam aos programas locais da emissora e os anunciantes podiam se beneficiar com um potencial maior de consumo.
A estrutura foi desenvolvida considerando-se as facilidades que os novos equipamentos oferecem, com a informática sendo amplamente utilizada. Isto porque o maior objetivo era montar uma programação local totalmente vinculada com a região, mostrando a cultura pernambucana do interior. E, através da parceria com a TV Jornal, a TVI exibia um jornalismo dinâmico integrado ao estado com a produção de notícias da capital para o interior e vice-versa.
TVI para TV Jornal

O Sistema Jornal do Comercio de Comunicação (SJCC) assumiu a TVI de Caruaru em março de 2006. Com isso, o Sistema JC ficou mais forte e passou a cobrir, a partir daí, via TV, todo o Estado de Pernambuco. A TVI estava presente em 127 municípios do interior, onde era transmitida pelo canal quatro, e chegava a mais de 872 mil domicílios.
A linha editorial da empresa foi mantida, valorizando a cultura da região e a mão de obra local. Acreditando na potencialidade da região e no talento dos caruaruenses.
Somando esses números da TVI aos da TV Jornal – que chega em mais de 1,2 milhão de domicílios – o Sistema Jornal do Comercio de Comunicação, que faz parte do Grupo JCPM, vai estar presente em pelo menos dois milhões de lares. As duas TVs são afiliadas ao SBT.
O Sistema Jornal do Comercio de Comunicação passou a atingir espectadores da TVI e da TV Jornal. Esta última está presente em 58 cidades e atinge 1.267.662 domicílios. Grande parte dos telespectadores da TV Jornal também está concentrada na zona urbana (são 1.145.662 lares no perímetro urbano e 121.783 na zona rural). Esses domicílios abrigam uma população que supera 4,8 milhões de pessoas. Do total, 4.281.436 estão na zona urbana e 537.201 na rural.

Por: Sandra Paula Bezerra Silva

Um comentário:

  1. Muito boa essa iniciativa de postar os trabalhos dos alunos de Jornalismo da Favip... é usar as mídias digitais para expandir o conhecimento, em especial, a tudo que se refere ao jornalismo local. Parabéns a todos que participam desse projeto

    ResponderExcluir